Ministério infantil é entretenimento
O primeiro equivoco acontece quando vê alguém apresentando um teatro ou usando uma musica para as crianças dançarem e fala que o ministério infantil é entretenimento. Usar técnicas como dança, teatro, mágica, gincanas e brincadeiras para ensinar a Bíblia de forma lúdica é aproximar o ensino bíblico da realidade da criança, oferecendo a ela um conhecimento prático e não apenas uma transmissão de conteúdo. Ministério infantil é usar formas de comunicação criativa para alcançar e ministrar o coração da criança
Ministério infantil é lugar de mulher
Outra grande mentira é que o ministério infantil é um ministérios de “tias” ou apenas para as mulheres exercerem o ministério. Isso é uma mentira pois as crianças precisam aprender a conviver com todas as faixas etárias. Ou seja a criança precisa ter relacionamentos com adolescentes, jovens, homens, idosos, pessoas de todas as idades. E a gente pode falar também da necessidade de homens no ministério infantil, as crianças precisam ter referencias masculinas também. Por isso podemos afirmar que o ministério infantil é um lugar para todos.
Ministério infantil é dom
Essa já ouvi demais, e por incrível que parece posso te afirmar que ministério infantil não é dom. Ministério infantil é disposição, onde todos os dons podem ser usados para abençoar o coração da criança. Se você tem o dom de ensino, o talento para música, ou consegue como ninguém organizar e preparar materiais, isso são capacidades e dons que podem ser aplicados, entre outros. Mas a primeira situação que tem que avaliar é a disposição em servir.
Ministério infantil é uma salinha para as crianças
Outra pratica bem comum é essa, “leve as crianças para a salinha para ela não atrapalhar o culto”. Fico muito contente pois tenho visto mudanças ao longo dos meus 15 anos no ministério infantil, mas isso ainda acontece. A criança precisa ter um espaço para cultuar a Deus, pode até ser uma sala pequena. Mas se queremos que a igreja continue a se desenvolver e queremos ver adolescentes e jovens que participam do culto, é extremamente importante que a criança aprenda a cultuar desde cedo. Ministério infantil é conduzir a criança a cultuar a Deus.
DICA EXTRA: Use o termo “Culto das Crianças” (pois é delas para Deus, somos apenas facilitadores nesse processo)
Ministério infantil é responsabilidade da igreja
E finalmente, a moda da terceirização é frequente e o ministério infantil deve ser visto como uma aliança entre pais e igreja. Pois a responsabilidade é compartilhada, a igreja é um local de apoio para a família, fornecendo materiais e ministrando a criança, os pais podem e devem discipular e evangelizar seus filhos e isso de forma intencional usando todos recursos e meios para ministrar os próprios filhos,




Uma resposta
Ótimo conteúdo, temos tido muita dificuldade de tirar todos esses equívocos da cabeça das pessoas da nossa igreja, mas não vamos parar até elas entenderem que as crianças estão ali aprendendo adorar a Deus e a nossa função é conduzir as crianças a essa adoração.